"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente. Rubem Alves
sábado, 15 de maio de 2010
As tardes Italianas- Ciclo de Cinema Italiano
Através de uma parceria da Reitoria da Universidade do Porto com o Consulado Honorário de Itália no Porto, o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e a Associação Socio-cultural Italiana del Portogallo, o ciclo de projeções de filmes italianos apresentados no Mês de Abril ,e Maio de 2010, destina-se a oferecer um panorama de recentes trabalhos de Realizadores Italianos, já afirmandos ou estreantes na arte cinematográfica. Já assisti dois filmes, "I Demoni di San Pietroburgo" que retrata um pouco a vida de Fjodor Dostojevskij (grande escritor Russso), que vai ao Hospital Psiquiatrico conhecer um jovem que lhe escreveu uma carta, e que é grande admirador do escritor. "O encontro com o jovem desencadeará no escritor uma reflexão sobre a Sociedade em que vive e sobre o seu próprio posicionamento político, intelectual e artístico, numa constante contraposição entre ideologia e principios éticos individuais, entre as teorias dos intelectuais e as reais exigências do povo".(resenha critica do filme)
O filme é emocionante e nos leva a reflexões contundentes, a respeito da "Utopia Socialista". Se vale a pena matar pessoas por uma ideologia? O que é a revolução Socialista?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário